domingo, 28 de março de 2010

27 de Março - Dia do Teatro!

É minha gente... eu sei... essa postagem está dois dias atrazada! Mas o que se pode fazer!? Falta-me tempo, e idéias nessa cabeça avoada!
Deixemos de lorotas...

Muitos teóricos dizem que o teatro surgiu na Grécia... outros tantos acreditam o teatro ter nascido de rituais primitivos, muito antes da civilização grega... já eu, defendo que o teatro nasce a cada dia, todos os dias, desde sempre até hoje! Mas não vim aqui falar da história do teatro... afinal, teremos 4 anos para isso, né!?

Aproveito, atrazadamente, essa data (tão pouco comemorada pelos próprios artistas!) para pensar um pouco sobre a arte no nosso país.. ou melhor ainda.. pensar a arte na nossa cidade!
Ribeirão Preto talvez seja a cidade do interior paulista que mais tenha atores! E que, falo sem medo, a cidade que talvez mais tenha bons atores! No tempo em que passei em São Paulo, estudando teatro, sempre ouvi os melhores comentários sobre os atores e grupos ribeirão pretanos.
Ribeirão Preto tem dois grandes teatros (embora nosso Teatro Municipal não seja tão extenso, perante os outros teatros da região ele é significantemente grande!), temos um Teatro de Arena, temos agora o Teatro de Òpera Minaz, diversos auditórios, uma porção de espaços culturais, um Sesi e um Sesc...Temos até um estúdio de cinema! É certo que por falta de ambientes culturais é que não podemos reclamar!... porém... nos dois primeiros raramente vemos peças locais, o Teatro de Arena está praticamente abandonado (o que eu acho um crime!), e a maioria da população (e inclusive a classe artística) desconhece grande parte dos nossos espaços destinados a arte e a cultura!
Além disso falta informação! De todos os tipos! Falta, muitas vezes, divulgação dos eventos e espaços... falta informações sobre leis de incentivo que possam beneficiar o trabalho dos grupos locais... mas falta, principalmente, MOBILIZAÇÃO! Com a iniciativa de alguns grupos a situação da cultura em Ribeirão Preto vem sim melhorando, e muito! Mas somos TODOS responsáveis, e enquanto essa mobilização maior.. de toda a classe artística, sem distinção de área (seja atores, músicos, bailarinos, artistas plásticos, etc) não acontecer... enquanto nós mesmos não valorizarmos a nossa arte... acho muito dificil uma mudança realmente significativa!
Não podemos exigir uma valorização da arte e da cultura na nossa cidade, seja da população ou da prefeitura, se nós mesmos, enquanto artistas, não valorizarmos o nosso trabalho! A mudança vem de dentro prá fora! É óbvio que fazemos arte para a sociedade... óbvio também que a arte contribui (ou deveria contribuir!) muito com o governo, na medida que é ela, a arte, formadora de opinião, caráter e grande aliada da educação. E é claro também que é dever da população e do governo investir em cultura para que essa contribuição possa acontecer... mas somos nós que primeiramente devemos mudar nossa visão para podermos exigir isso das outras pessoas.

E que essa formação artística na faculdade nos sirva também para refletirmos um pouco mais sobre isso.. nos mobilizar artisticamente... para podermos contribuir com a arte existente em nós mesmos, na faculdade, na cidade... e além!


Feliz Dia (atrazado!) Mundial do Teatro.. a nós... fazedores de arte dessa cidade!

Evoé!!

Nenhum comentário: