quarta-feira, 7 de abril de 2010

Prá ser ator tem que ser louco...

Por Lucas Fagundes.

Vivo perguntando a mim mesmo... será que é estranho ser ator? Não que eu ache isso, mas é engraçado, pois quando as pessoas perguntam uma para a outra qual o curso que ela faz, existe sempre uma excitação "nossa, você faz jornalismo? que legal!". Bem diferente do que acontece comigo "Ah, você faz Artes Cênicas? O que é isso mesmo? Ah teatro!... mas o que vocês fazem em aula?" E esta é a pior parte, pois quando falo que fiz um exercício de exaustão, ou que mastiguei um som, ou que guiamos nosso colega como se ele fosse um carro; eu vejo as pessoas com um olhar que já diz tudo: "Nossa! Que doente meltal!" Outro dia um amigo, que vem no mesmo ônibus que eu para a faculdade, comentou que iria ter prova... eu disse que também teria e ele me perguntou "Como é a prova de vocês? Já sei! Tem que fazer careta e se tiver certo tira 10?".
Parece engraçado, mas esse tipo de preconceito é real. As pessoas desvalorizam o teatro e os profissionais da área, sem levar em conta o quanto cada ator trabalhou e estudou para ter aquela formação profissional.... ele também estudou Freud, Vigotsky, Aristóteles, Sócrates, e muito mais...
O respeito pela escolha profissional do outro é importante... e, afinal, cada pessoa faz aquilo que lhe traz felicidade! Confesso que não conseguiria ficar horas dentro de um laboratório fazendo pesquisas gigantescas e revolucionárias... da mesma maneira que um cientista não teria coragem de subir num palco e encarar o público com o objetivo de levar a eles uma alegria gigantesca e revolucionária!
Talvez seja esse preconceito um dos responsáveis pelo baixo nível de cultura do brasileiro, e pela falta de incentivo e apoio à arte no nosso país.
A nossa profissão tem uma vantagem sobre todas as outras: "nós podemos ser o que quisermos e na hora em que der vontade!".... Tudo bem que não vou conseguir ser um jornalista, advogado, ou químico de verdade... mas através da minha imaginação e do poder de criação que o teatro propõe, consigo, por que não?, explorar um pouquinho de cada área, ampliando meu conhecimento, e aprendendo a respeitar qualquer profissão.
Ah! Já sei o que você deve estar pensando, e te respondo já... "Sim, para ser ator tem que ser louco sim!".

(Lucas)

Um comentário:

universe_dreams disse...

Nooooossa Lucas, adorei demais o texto!! Muito bom mesmo, fala muito o que todos nós vivemos né!