domingo, 22 de agosto de 2010

Eutonia


Disciplina relacionada: Expressão Corporal II - Prof° Renato Ferreira

Desde o semestre passado estamos estudando em Expressão Corporal algumas técnicas de "Eutonia". Encontrei alguns textos sobre o assunto que podem ajudar a compreender um pouco mais sobre essa técnica, o que ela é, para que serve, qual sua importância no nosso trabalho, etc.

Segue:

"
O QUE É EUTONIA

A Eutonia é uma prática corporal criada e desenvolvida por Gerda Alexander (1908 Wuppertal / Alemanha - 1994 Copenhagem / Dinamarca). A palavra eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso (do grego eu : bom, harmonioso e do latim tônus: tensão).
O trabalho consiste no uso da atenção às sensações promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal. Um processo em que o aluno acessa a sabedoria que é própria do corpo usando-a a seu favor.
O aluno entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (o corpo em relação ao espaço, aos objetos, aos outros seres, ao solo, ao ar, aos sons, às forças da Física que atuam sobre o corpo, etc). À medida que conhece o corpo aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis.
A Eutonia é um caminho preventivo indicado para pessoas de todas as idades já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. Músicos, dançarinos, atletas, atores, artistas e artesãos se beneficiam muito com a prática, além de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com limitações físicas.

No repouso e em movimento o corpo é explorado através da atenção, da auto-observação e do conhecimento da anatomia e fisiologia. Utilizam-se objetos auxiliares variados tais como bolinhas, bambus, sementes, almofadas, pedras, tecidos, etc. para aprofundar a pesquisa.

INDICAÇÕES e BENEFÍCIOS

•Tratamento auxiliar de distúrbios osteomusculares e articulares (artrites, artroses, tendinites; LERs; fraturas; paralisias).
•Questões posturais.
•Estresse.
•Insônia.
•Quadros pré e pós-operatórios.
•Durante gravidez e na preparação para o parto.
•Equilibra as funções vegetativas: sono, respiração, digestão, circulação cardiovascular, circulação linfática.
•Promove profundo autoconhecimento e a percepção da totalidade e integração corpo/mente/espírito.
•Confere autonomia: Os alunos aprendem a assumir a responsabilidade pela própria saúde e bem estar adquirindo os recursos necessários para tal.
•Melhora a qualidade de vida.


PRINCIPAIS TEMAS TRABALHADOS:

Tato Consciente – Trabalho de sensibilização da PELE estimulando os receptores de tato. Torna mais clara a sensação de contorno e a imagem corporal.

Consciência Óssea - O desenvolvimento da consciência óssea é um fundamento da Eutonia que, assim como o tato consciente, está intimamente ligado ao desenvolvimento de uma imagem corporal mais rica tendo grande importância na estruturação das formas do corpo. Os ossos são referências para movimentos, apoios, tamanho, volume e imagem do corpo .

Transporte consciente – Fundamento de muita originalidade. É a conscientização e o uso intencional do endireitamento postural que permite ao homem estar naturalmente em estado antigravitacional. Estimulação e percepção do caminho das forças através dos tecidos do corpo objetivando uma melhor adaptabilidade postural em todas as situações da vida, seja em posturas estáticas ou em movimento, tendo como elemento primordial a relação entre o corpo e o chão. O transporte é desenvolvido através do encontro com a estrutura óssea, a percepção da forma, função e alinhamento dos OSSOS e sua relação com as forças que atuam sobre o corpo. Através do TRANSPORTE CONSCIENTE a musculatura ganha espaço e liberdade para o movimento e o corpo adquire um tônus muscular global mais equilibrado e adaptável à execução das diversas atividades corporais, sejam do cotidiano, sejam nas que requerem um maior grau de habilidade, como a dança, os esportes, etc.

Espaço interno e Volume corporal – Contato com os diversos tecidos do corpo e com o seu funcionamento, a construção da consciência do espaço interno acontece através da sensibilização dos contornos e o preenchimento consciente de seu conteúdo, para isto contamos com os mecanorreceptores presentes na pele e nas articulações que informam a presença e o estado das estruturas corporais. é um trabalho minucioso que auxilia na percepção da tridimensionalidade do corpo. O aluno mantém sua atenção voltada para sentir os tamanhos, a largura, o comprimento, a distância entre partes, as formas, a superfície de apoio no solo e a relação com o espaço.

Contato consciente - O Contato Consciente é o fundamento mais original da Eutonia e pano de fundo para toda a sua prática terapêutica e pedagógica. O Contato Consciente é o contato consigo próprio, com outra pessoa, objeto ou espaço circundante que acontece além dos limites da própria pele, é alcançado pelo fortalecimento do estado de presença da pessoa. Promove harmonização e equilíbrio das tensões superficiais e profundas.

Movimento eutônico – Através da prática da eutonia encontraremos a habilidade de realizar os movimentos de forma a que chamamos “eutônica”. Este é um de seus objetivos fundamentais. Alguns dos aspectos que podem ser observados durante a realização do movimento eutônico são: leveza, precisão, equilíbrio de tônus, expressão pessoal e a preparação para as ações do cotidiano.


- Histórico -

Gerda Alexander, a criadora da Eutonia, nasceu em Wupperthal, Alemanha, no dia 14 de janeiro de 1908.
Cresceu cercada pelo gosto musical de seus familiares, o que certamente a influenciou na escolha de uma formação na escola Dalcroze.
Queria dedicar-se à música e à dança, mas viu-se obrigada desde muito jovem, aos 16 anos, a abdicar dessa idéia, ao ser vitimada por uma violenta febre reumática que teve como conseqüência uma endocardite.
Isto obrigou-a muito precocemente a criar formas de movimento que não alterassem seu rítmo cardíaco e respiratório.Por ocasião da 2ª Guerra Mundial, fixou residência na Dinamarca, onde morou até 1994, ano em que faleceu.
Em 1940 fundou em Copenhagen a Escola de Eutonia onde desenvolveu a sua pesquisa baseada na relação entre economia de esforço e qualidade de movimento, tendo como preocupação o uso adequado do tônus muscular na ação cotidiana.
Este trabalho corporal recebeu, em 1957, o nome de EUTONIA (do grego, eu: bom, harmonioso e do latim, tônus: tensão).A eutonia foi introduzida na América Latina na década de 70, quando Gerda Alexander esteve por duas vezes em Buenos Aires ministrando workshops.
Esta experiência despertou o interesse dos participantes, entre eles Berta Vishnivetz, que se formou em eutonia e exerceu a função de assistente de Gerda Alexander na escola da Dinamarca durante quinze anos.
Atualmente, ela desenvolve pesquisas relacionadas à questão da dor junto à Universidade de Copenhagen.
Berta Vishnivetz criou em 1986 a primeira escola LatinoAmericana de Eutonia em Buenos Aires e iniciou, em São Paulo, a partir de 1990, o primeiro Curso de Formação em Eutonia.
Atualmente, o segundo Curso de Formação em Eutonia é organizado e ministrado em São Paulo por eutonistas brasileiros. "


Artigos relacionados

Eutonia e Percepção: http://www.eutonia.org.br/artigos/rviana.htm
O que é Eutonia: http://www.eutonia.org.br/artigos/tfeitoza.htm


Texto retirado do site: http://www.eutonia.org.br/

Um comentário:

Bia disse...

Puxa Ju, muito bom esse texto, muito boa a pesquisa....li cuidadosamente e clareou bastante algumas questoes....
Muito legal mesmo!!!!!!