domingo, 28 de março de 2010

27 de Março - Dia do Teatro!

É minha gente... eu sei... essa postagem está dois dias atrazada! Mas o que se pode fazer!? Falta-me tempo, e idéias nessa cabeça avoada!
Deixemos de lorotas...

Muitos teóricos dizem que o teatro surgiu na Grécia... outros tantos acreditam o teatro ter nascido de rituais primitivos, muito antes da civilização grega... já eu, defendo que o teatro nasce a cada dia, todos os dias, desde sempre até hoje! Mas não vim aqui falar da história do teatro... afinal, teremos 4 anos para isso, né!?

Aproveito, atrazadamente, essa data (tão pouco comemorada pelos próprios artistas!) para pensar um pouco sobre a arte no nosso país.. ou melhor ainda.. pensar a arte na nossa cidade!
Ribeirão Preto talvez seja a cidade do interior paulista que mais tenha atores! E que, falo sem medo, a cidade que talvez mais tenha bons atores! No tempo em que passei em São Paulo, estudando teatro, sempre ouvi os melhores comentários sobre os atores e grupos ribeirão pretanos.
Ribeirão Preto tem dois grandes teatros (embora nosso Teatro Municipal não seja tão extenso, perante os outros teatros da região ele é significantemente grande!), temos um Teatro de Arena, temos agora o Teatro de Òpera Minaz, diversos auditórios, uma porção de espaços culturais, um Sesi e um Sesc...Temos até um estúdio de cinema! É certo que por falta de ambientes culturais é que não podemos reclamar!... porém... nos dois primeiros raramente vemos peças locais, o Teatro de Arena está praticamente abandonado (o que eu acho um crime!), e a maioria da população (e inclusive a classe artística) desconhece grande parte dos nossos espaços destinados a arte e a cultura!
Além disso falta informação! De todos os tipos! Falta, muitas vezes, divulgação dos eventos e espaços... falta informações sobre leis de incentivo que possam beneficiar o trabalho dos grupos locais... mas falta, principalmente, MOBILIZAÇÃO! Com a iniciativa de alguns grupos a situação da cultura em Ribeirão Preto vem sim melhorando, e muito! Mas somos TODOS responsáveis, e enquanto essa mobilização maior.. de toda a classe artística, sem distinção de área (seja atores, músicos, bailarinos, artistas plásticos, etc) não acontecer... enquanto nós mesmos não valorizarmos a nossa arte... acho muito dificil uma mudança realmente significativa!
Não podemos exigir uma valorização da arte e da cultura na nossa cidade, seja da população ou da prefeitura, se nós mesmos, enquanto artistas, não valorizarmos o nosso trabalho! A mudança vem de dentro prá fora! É óbvio que fazemos arte para a sociedade... óbvio também que a arte contribui (ou deveria contribuir!) muito com o governo, na medida que é ela, a arte, formadora de opinião, caráter e grande aliada da educação. E é claro também que é dever da população e do governo investir em cultura para que essa contribuição possa acontecer... mas somos nós que primeiramente devemos mudar nossa visão para podermos exigir isso das outras pessoas.

E que essa formação artística na faculdade nos sirva também para refletirmos um pouco mais sobre isso.. nos mobilizar artisticamente... para podermos contribuir com a arte existente em nós mesmos, na faculdade, na cidade... e além!


Feliz Dia (atrazado!) Mundial do Teatro.. a nós... fazedores de arte dessa cidade!

Evoé!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Teatro X Educação Artística


Todas as terças e quintas nós dividimos a sala (as aulas, as conversas paralelas, as risadas, e tudo mais...) com o 1º ano de Educação Artística. Eu, particularmente, consigo definir dois momentos engraçados desse convívio entre artistas cênicos e artistas plásticos... o primeiro foi o início das aulas... eu ficava observando a cara de cada um com a nossa chegada (pouco discreta, eu diria!), e existiam dois tipos bem destacáveis.. os "amedrontados" e os "anf"... de um lado a turma do Teatro falando... falando... falando... falando.. rs.. e.. do outro, o pessoal da Educação Artística.. mudos e estáticos (e, bem possivelmente, pensando: gente doida, gente doida!). Mas..... o tempo passa... o tempo voa... e nada fica como está! E é aí que começa o segundo momento engraçado que observei: "a má influência"!rs Modo de dizer, é claro, pois nem foi tão má assim... e nem tão influenciáveis são o pessoal da Educa... mas de uns tempos para cá a sala toda vem ganhando mais vozes! Sim sim.. vozes dos artistas cênicos misturadas as vozes dos artistas plásticos... e se assim continuar... logo mais terei de mudar o título desse post .... de "Teatro X Educação Artística" para "Teatro + Educação Artística"....

E se querem saber, acho até bom... porque somos sim duas turmas bem distintas... mas no fundo (talvez bem lá no fundo!), todo mundo se encontra em um mesmo lugar (além da sala de aula e dos corredores da Barão)... nas artes.. sejam elas plásticas ou cênicas... seja a arte quieta ou falante.. estática ou gesticulosa...

...afinal...

"De ator, médico e louco... todo mundo tem um pouco!"

Evohé!

quinta-feira, 18 de março de 2010

.Dedicação. Disciplina. Constância.


Recebi o texto abaixo de um amigo (também ator, e já formado), assim que ele soube da minha entrada na faculdade. Achei coerente compartilhá-lo aqui com vocês, futuros aspirantes à profissão! Acho que o texto fala de três condições básicas para um caminho produtivo no nosso curso e na nossa profissão (durante toda a vida!)... dedicação, disciplina e constância!
Segue o texto:
"Perca-se nos estudos.
Perca-se em meio aos livros da biblioteca.
Perca-se treinando muito.
É necessário que sejamos muito bons.
Bons mesmo!
De verdade!!
Estude muito e treine muito.
Exercícios de expressão corporal. Técnicas vocais. Processos de construção de personagem (além de Stanislavski).
Dedique-se muito, mas muito mesmo, aos treinos.
O máximo que você treinar ainda será pouco.
Aprenda inglês. Aprenda um instrumento musical.
É preciso ser mestre na arte de interpretar para poder viver disto.
Busque e alcançará.
É preciso plantar, cuidar e esperar para colher. Isso é básico e eterno.
É preciso esforço e dedicação.
Seriedade e compromisso.
Sacrifício e doação.
O prêmio vem no final.
A recompensa vem depois.
Força e coragem para CONSTRUIR a sua felicidade!"
(e.a.s)
Para concluir, deixo também as palavras de uma professora (grande mestra!) que dizem o seguinte:
"Amar o teatro é bonito! Mas é fácil! A vida gosta de quem encara as coisas difíceis... amar o teatro é muito fácil, o difícil é dedicar a ele o seu suor, o seu dia-a-dia, o seu fim de semana, a sua cerveja gelada, a sua vida!" (D.Z)
Coragem para encararmos o curso e a profissão que escolhemos!
Vambora!!!!
Evohé!

segunda-feira, 15 de março de 2010

.Tenta aí...

"A gata branca capenga que gostava de pegar camundongos na copa da casa de campo do conde Guatinguetacal corre atrás da bola branca que rebola e bate no peito do papagaio que grita e depois no bico do galo pardo que bebe água no balde da bica do quintal e também no papo do pato pintado que dê bicadas na pata do pacato boi preto que pasta no gramado."

Vamos lá hein... em uma única respiração... e sem confundir Guatinguetacal com Guaratinguetá!!!


Haja fôlego!!!!rs

sexta-feira, 12 de março de 2010

.Rapidinha...

Não!!! Não é isso que vocês estão pensando (porque é óbvio que vocês pensaram 'naquilo' não é!? Confessa... eu sei!!!). Bem, mal o blog foi inaugurado e já falta-me tempo para escrever aqui!
Mas para não ficar desatualizado, venho colocar umas meias palavrinhas (escreve assim mesmo.. eu acho!rs) sobre essa nossa sexta-feira, sempre agitada e dolorosa!
Depois de um violãosinho no pátio da faculdade... uma aula de interpretação muito bem dada!
Dói! Dói sim!! E quem disse que iria ser diferente... fazer teatro dói! Dói física e emocionalmente... dói socialmente também.. financeiramente... dói! Mas a gente gosta! No fundo somos todos meio sadomasoquistas... tentando tirar prazer da dor... criando através do sofrimento... gozando dessa criação!
"... mãos que se tocam... olhos que se olham... "

E seguimos assim... nesse sofrimento prazeroso em busca do nosso fazer teatral... individual e coletivamente.... porque dói sim.. mas a gente... a gente ADORA!

Evohé!

quarta-feira, 10 de março de 2010

.Abrindo as portas do porão...


Fica assim inaugurado o blog da _ turma de Teatro do Centro Universitário Barão de Mauá!
Aqui vai ter um pouco das aulas, das nossas experiências enquanto atores-aprendizes, das vivências, peças teatrais, dicas de cursos ligados ao teatro, oportunidades de trabalho, eventos da faculdade... fofocas e bafões... piadas internas... peripécias desimportantes... assuntos pertinentes... ou não!... umas fotinhas para colorir o ambiente... e as estorietas que acontecem, todas as noites, quando se desce as escadas azuis e passa-se a desbravar o porão!



"...fica estabelecida a possibilidade de sonhar, sonhar coisas impossíveis, e caminhar livremente em direção aos sonhos..."
(Luciano Luppi)